domingo, 10 de fevereiro de 2008

Analfabetização



Em Portugal, em pleno séc. XXI existem milhares e milhares de analfabetos. Pessoas que infelizmente, por infortúnio do destino, ou por falta de vontade, não puderam frequentar uma escola onde pudessem aprender a ler e a escrever.
Muitas destas pessoas gostariam de ter a oportunidade que muitas crianças actualmente têm e desprezam, uma escola, onde pudessem aprender a ler e a escrever, já que são incapazes de fazer um gesto tão banal como ler uma carta ou um jornal.
Já pararam para pensar o quão frustrante deve ser ter que pedir a alguém para ler algo, por vezes tão pessoal, como uma carta. Ou até, imaginem ser incapaz de ajudar um filho nos seus trabalhos de casa. Já se imaginaram numa situação destas?
É, infelizmente a situação vivida por muitos dos analfabetos portugueses, que, devido à má situação económica do nosso país, e à difícil vida que levam são incapazes de perseguir este sonho que lhes foi impossibilitado no passado.
Contudo, há ainda portugueses persistentes!
A prova disso mesmo são todas aquelas pessoas que, já com uma certa idade, por vezes uma idade em que a capacidade de raciocínio já não é a mesma, lutam por atingir os seus ideais, recuando no tempo e voltando à escola. Muitas vão aprender a ler para uma escola porque existem professores (normalmente desempregados) que se voluntariam para prestar este tipo de serviços sem pedir nada em troca.
É de congratular não só todas aquelas pessoas que tentam vencer o obstáculo das letras, mas também todas aquelas que abdicam do seu tempo e dão o melhor de si, sem pedir nada em troca, tornando estes portugueses, pessoas mais felizes, por deste modo, conseguirem ler e escrever.


E porque todos temos o direito de pisar o mesmo chão não discriminem quem no passado não teve a oportunidade de ser levado pela mão dos pais para o 1º dia de aulas!

2 comentários:

Anónimo disse...

Sem comentários.FIXE!

Anónimo disse...

infelizmente a analfabetização ainda e uma realidade no nosso pais como em tantos outros. Que por diversas causas mas principalmente pela má situação do nosso pais onde muitas familias ainda tem necessidade da ajuda dos filhos de 9, 10 anos para poderem sobreviver. Temos que mudar a mentalidade do nosso meio. E urgente acabar com estas situações para que possamos viver num pais digno, e desenvolvido