segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Declaração universal dos Direitos Humanos

Muito nos últimos dias se tem falado sobre os direitos Humanos. Talvez pelo facto de Portugal ser o palco da II Cimeira Europa-África, uma cimeira que tem como objectivo o diálogo inter-cultural entre os países envolventes e o debate de questões pertinentes. Segundo o nosso primeiro-ministro, José Sócrates, um dos principais temas abordados nesta cimeira foi a questão dos Direitos Humanos. Os Direitos Humanos que todos nós conhecemos e muitas vezes não os respeitamos.
Todos nós sabemos que os direitos humanos existem e que existem para serem cumpridos, mas o que é certo é que muitas das vezes eles nos passam ao lado e já estamos a invalidados e a discriminá-los.
Quantas e quantas vezes não olhamos de lado para as pessoas só por elas terem alguma aspecto que as diferencie das outras? Porque discriminar as pessoas? O que seria do mundo se não existisse a diferença? Certamente que nunca colocamos essa questão: porque é que uns são brancos e outros negros? Não há explicação possível. Se quando vê-mos uma pessoa de olhos azuis ficamos deslumbrados, porque não aceitarmos a diferença.
Segundo os cientistas é o cruzamento entre indivíduos diferentes que trás a variabilidade génica, ou seja a variedade de características, de seres, de pessoas…
Por vezes esquecemo-nos de todas estas situações banais, talvez pelo facto de não passarmos nunca pela situação de sermos olhados de lado, postos de parte, ignorados e discriminados.
Que este dia, O Dia Internacional da Declaração dos Direitos Humanos não passe ao esquecimento, pois certamente toda a gente no dia de hoje irá ouvir falar deste tema mas, como este dia só se “celebra” uma vez por ano certamente que ele irá cair no esquecimento no meio de tantas outras coisas consideradas mais importantes na vida dos humanos.

1 comentário:

Juli&Arte disse...

Fantastico post!
Parabéns

Jully