terça-feira, 30 de outubro de 2007

Lágrima de Preta





Porque somos todos incomparavelmente diferentes e incomparavelmente iguais!

Encontrei uma preta
que estava a chorar,
pedi-lhe uma lágrima
para a analisar.

Recolhi a lágrima
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado.

Olhei-a de um lado,
do outro e de frente:
tinha um ar de gota
muito transparente.

Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.

Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é costume:

Nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio.




António Gedeão

8 comentários:

Anónimo disse...

Diferença faz diferença... mas afinal qual é a diferneça? Termos opiniões diferentes, termos modos de vida diferentes, gostarmos de coisas diferentes, morarmos em locais diferentes, termos nomes diferentes! Mas isto é diferente? Pensando bem, gostava de ter uma irmâ gemea, igualzinha a mim, mas... e se fosse toda a gente igual a mim... se olha-se no outro e me visse ao espelho? Se quisesse pedir opinião e ter a resposta que eu mesma teria dado?
Na verdade se fossemos iguais não existiria este comentário... Mas somos diferentes sim somos, ou não. Porque somos todos homens, mulheres e crianças que vivemos num planeta de seu nome Terra. Vivemos em paz e em confrontos diários porque pensam que há diferença, mas se existe globalaização é para que exista união entre todos, porque todos somos seres pensantes e se eu posso viver ao lado do meu maior inimigo, também posso ser feliz ao lado dos que julgo serem diferentes, só porque não são iguais a mim, mas que são como eu!

E aqui está o meu comentário ao vosso trabalho que penso ser bastante interessante e muito util para a sociedade em que vivemos!

Apesar de só conhcer dois dos elementos do grupo, dou os parabéns a todos pelo tema, pela diferença pelo blog.

Anónimo disse...

Obrigada pelo comentário Marta...

Anónimo disse...

Acho que este poema transcende qualquer pessoa… da mais doce à mais rude…
Este poema é de uma simplicidade tão bela e tão tocante que mesmo depois de o ler dezenas de vezes, continuo a sentir aquela paixão agre e doce cada vez que o leio…
Não deveria ser assim com toda a gente?
Haverá alguém tão selvagem, tão cruel e insolente, tão irracional, tão desumana ao ponto de não ficar perplexa e, quase me atreveria a dizer, atónita por este poema?!

Numa palavra: Magnifico!

Anónimo disse...

Como diria Alberto Caeiro:

"Raras vezes há duas árvores iguais, uma ao lado da outra".

*.*

Anónimo disse...

"Ninguém é mais alto ou mais baixo, ninguém é superior ou inferior. Cada um é incomparavelmente único. Tu és necessário e isso basta. Na natureza tamanho, raça, sexo, religião ou deficiência não é diferença. TUDO É EXPRESSÃO IGUAL DE VIDA!"

Anónimo disse...

Porque TODOS TEMOS O DIREITO DE PISAR O MESMO CHÃO!

=)

Silvia Leao disse...

"Nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio."

Mil e uma cores existem na pele das pessoas mas a essência é a mesma. Para quê complicar? Porquê discriminar?

Ana Rita disse...

Já conhecia este poema e realmente está muito giro e verdadeiro!