quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Lingua Gestual Portuguesa


A Língua Gestual é a língua utilizada pelos surdos e é uma língua visual que se baseia nos movimentos, configuração e orientação das mãos e na expressão facial das pessoas.
A Língua Gestual Portuguesa possui características que fazem dela uma língua: é composta, maioritariamente por símbolos arbitrários; é um sistema linguístico; é partilhada por uma comunidade de pessoas que a utilizam como a sua forma de expressão mais natural; possui propriedades como a criatividade e a recursividade; é um sistema em constante renovação e evolução (apresenta o fenómeno da dinâmica linguística) e a sua aprendizagem/aquisição faz-se de um modo natural, num ambiente propício.
Como qualquer língua oral, a Língua Gestual Portuguesa possui variantes dentro do seu próprio país, varia um pouco de região para região e depende do grau de alfabetização e das profissões dos surdos em cada uma das regiões.
Além da Língua Portuguesa e da Língua Mirandesa, a Língua Gestual Portuguesa é também uma língua oficial em Portugal, pela Constituição da República Portuguesa.


Resultados da sondagem efectuada: Achas que a língua gestual deveria tornar-se uma disciplina facultativa?

· Acho que deveria ser obrigatória! 0%

· Sim. Eu inscrevia-me! 95%

· Não. Qual a utilidade? 5%

5 comentários:

Patrícia disse...

Olá meninas!

Antes de mais, parabéns pelo blog! Está muito bem conseguido :)

Relativamente à Língua Gestual Portuguesa, o resultado das respostas à vossa questão fala por si.. Na minha opinião deveria ser uma disciplina facultativa, pois é importante para a comunicação com pessoas que possuem deficiências ao nível da audição. Tal como vocês dizem, todos temos o direito de pisar o mesmo chão, logo todos temos o direito de podermos comunicar uns com os outros, pois trata-se de uma necessidade de todo o Ser Humano!

Beijinhos e continuação de um bom trabalho

Silvia Leao disse...

Apesar da língua gestual portuguesa ser considerada língua oficial a percentagem de pessoas aptas a comunicar através dela é muito baixa o que limita imenso a comunicação das pessoas que só dispõe desta ferramenta como forma de expressão. Na prática estas pessoas comunicam entre elas e pouco mais. Daí a importância de a implementar como disciplina facultativa nas escolas.

Cátia disse...

Ola a todas,

Concordo com tudo o que aqui foi dito já. No entanto há que salientar o facto de se estar a promover um acordo internacional para se chegue a um concenso e haja APENAS UMA lingua gestual. Já basta teres as limitações que têm, não faz sentido haver essa limitação pelas fronteiras.

Parabens pelo trabalho.

Beijinho

Cátia disse...

Se aqui se fala de diferença, entao digo-vos que ontem foi o dia Internacional da pessoa com deficiência... Um dia a salientar...

Beijo

José Castro disse...

ola..um pequeno pensamento...se todos soubessemos um pouco de LG, talvez a diferença não fosse diferença mas uma caractristica do individuo... já agora

http://educacaoedesporto.blogspot.com/

>