quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Lingua Gestual Portuguesa


A Língua Gestual é a língua utilizada pelos surdos e é uma língua visual que se baseia nos movimentos, configuração e orientação das mãos e na expressão facial das pessoas.
A Língua Gestual Portuguesa possui características que fazem dela uma língua: é composta, maioritariamente por símbolos arbitrários; é um sistema linguístico; é partilhada por uma comunidade de pessoas que a utilizam como a sua forma de expressão mais natural; possui propriedades como a criatividade e a recursividade; é um sistema em constante renovação e evolução (apresenta o fenómeno da dinâmica linguística) e a sua aprendizagem/aquisição faz-se de um modo natural, num ambiente propício.
Como qualquer língua oral, a Língua Gestual Portuguesa possui variantes dentro do seu próprio país, varia um pouco de região para região e depende do grau de alfabetização e das profissões dos surdos em cada uma das regiões.
Além da Língua Portuguesa e da Língua Mirandesa, a Língua Gestual Portuguesa é também uma língua oficial em Portugal, pela Constituição da República Portuguesa.


Resultados da sondagem efectuada: Achas que a língua gestual deveria tornar-se uma disciplina facultativa?

· Acho que deveria ser obrigatória! 0%

· Sim. Eu inscrevia-me! 95%

· Não. Qual a utilidade? 5%

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Faz alguém feliz

Dá um pouco do teu calor
e do teu sentimento...


Senta-te perto
e deixa-te ficar algum tempo,
ou muito tempo...


Não contes o tempo de te dar
e aprende a burlar a superficialidade...


Sonha o sonho sem dúvidas,
deixa o sorriso acontecer,
rasga o preconceito,
olha nos olhos,

aponta um defeito com jeito,
respeita uma lágrima...


Ouve uma história,
ou muitas,
com atenção...


Irradia simplicidade,
simpatia, energia,
e não te espantes
se a pessoa mais feliz fores tu...

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Nada acontece por acaso!


“Um dia, um rapaz pobre que vendia mercadorias de porta em porta para pagar os seus estudos, viu que só lhe restava uma simples moeda de dez centavos e tinha fome.
Decidiu que pediria comida na próxima casa. Porém, os seus nervos traíram-no quando uma encantadora jovem lhe abriu a porta.
Em vez de comida, pediu um copo de água. Ela pensou que o jovem parecia faminto e assim deu-lhe um grande copo de leite. Ele bebeu devagar e depois perguntou-lhe:
- Quanto lhe devo?
- Não me deves nada – respondeu ela.
E continuou:
- Minha mãe sempre nos ensinou a nunca aceitar pagamento por uma oferta caridosa.
Ele disse:
- Pois te agradeço te todo coração.
Quando Howard Kelly saiu daquela casa, não só se sentiu mais forte fisicamente, mas também sua fé em Deus e nos homens ficou mais forte.
Ele já estava resignado a render-se e deixar tudo.

Anos depois, essa jovem mulher ficou gravemente doente. Os médicos locais estavam confusos. Finalmente enviaram-na à cidade grande, onde chamaram um especialista para estudar a sua rara enfermidade.
Chamaram o Dr. Howard Kelly.
Quando escutou o nome do povoado de onde ela viera, uma estranha luz encheu seus olhos. Imediatamente, vestido com a sua bata de médico, foi ver a paciente. Reconheceu imediatamente aquela mulher. Determinou-se a fazer o melhor para salvar aquela vida.
Passou a dedicar atenção especial àquela paciente. Depois de uma demorada luta pela vida da doente, ganhou a batalha.
O Dr. Kelly pediu à administração do hospital que lhe enviasse a factura total dos gastos para aprová-la. Ele conferiu-a, depois escreveu algo e mandou entregá-la no quarto da paciente.
Ela tinha medo de abri-la, porque sabia que levaria o resto da sua vida para pagar todos os gastos. Mas, quando finalmente abriu a factura, algo lhe chamou à atenção, pois estava escrito o seguinte: «Totalmente pago há muitos anos com um copo de leite. ass.: Dr. Howard Kelly.»
Lágrimas de alegria correram dos olhos da mulher e seu coração feliz rezou assim: «Graças meu Deus porque teu amor se manifestou nas mãos e nos corações humanos.»”

Nada na vida acontece por acaso...
O que tu fazes hoje, pode fazer a diferença na tua vida de amanhã!